Sobre a Afrobras

A Afrobras é uma organização não governamental, fundada em 1997, que reúne intelectuais, autoridades, personalidades, negras ou não, e tem por finalidade trabalhar pela inserção socioeconômica, cultural e educacional dos jovens negros brasileiros. Em âmbito nacional, realiza atividades de informação, formação, capacitação, qualificação e ações afirmativas para inserção e visibilidade do negro brasileiro.

Os principais projetos da Afrobras são:

* FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES
A Faculdade Zumbi dos Palmares tem por missão a inclusão dos afrodescendentes no ensino superior, viabilizando a integração de negros e não negros em ambiente favorável à discussão da diversidade social, no contexto da realidade nacional e internacional.

Inaugurada em 21/11/03. As aulas começaram em fevereiro de 2004. Trata-se da primeira faculdade idealizada por negros, tendo como foco a cultura, a história e os valores da negritude (90 % dos alunos são negros auto-declarados). É a primeira e única instituição de ensino superior voltada para a inclusão do negro, na América Latina. A faculdade tem, na matriz curricular de seus cursos, o compromisso com a implantação da lei 10.639/2003 que institui como obrigatório o ensino de História da África e Afrobrasileira em todos os níveis. Isso garante que os alunos dos diversos cursos tenham a consciência do seu protagonismo na história.

O campus da faculdade é um espaço aberto de discussões dos mais variados temas que levam os alunos a uma reflexão mais profunda sobre questões como cinema, livros, dança, teatro, etnia, raça e muito mais, isto porque a faculdade possui três projetos com este cunho educacional. Curta às 6 é nome dado a apresentação de curta e média metragens que abre espaço para que o diretor do filme responda ao questionamento dos alunos. Os Encontros na Zumbi são ciclos de bate papo sobre assuntos diversos relacionados à temática social e racial voltados para os cursos que a faculdade possui. E o Livro Aberto é um grupo de estudos que faz uma leitura orientada junto a um professor a fim de aprofundar o tema em questão com um suporte acadêmico.

Ainda nessa linha, os cursos buscam formar empreendedores negros, capazes de ocupar cargos mais altos dentro das instituições. Os cursos são: Administração, Direito (reconhecido pela OAB - Ordem dos Advogados do Brasil), Tecnólogo em Transportes Terrestres, Pedagogia e Publicidade e Propaganda.

Em 2007, a instituição formou 126 alunos em Administração, na primeira formatura da Zumbi, que contou com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, como patrono.

Já em 2008 os formandos do curso de Administração, um total de 241 alunos, tiveram como patrono o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Glória Maria e Daiane dos Santos foram as paraninfas e Robson Caetano e Adriana Alves foram os mestres-de-cerimônia da noite, no HSBC Brasil, zona sul de São Paulo.

Em seis anos de existência a Zumbi tem contribuído constantemente com a inserção de jovens negros no mercado de trabalho, devido ao programa de estágios que a faculdade mantém com instituições financeiras como os bancos Bradesco, Citibank, Itaú Unibanco e Grupo Santander Brasil, e empresas como a Mercedes Benz, a Ford e a Nestlé, entre outras.

A Zumbi dos Palmares já formou a terceira turma em administração em 2009, a qual teve como paraninfo o recém-eleito governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. São quase 600 formados, desses, 80% já estão integrados ao mercado de trabalho.

Atualmente são 1500 alunos cursando a Zumbi, com novas perspectivas. Reconhecida internacionalmente, a instituição foi escolhida pelo Consulado Americano como palco parareceber a secretária de Estado norte americana, Hillary Clinton, em seu único compromisso não oficial, quando a mesma esteve no Brasil, em março deste ano.

Este ano a faculdade recebeu pelo segundo ano consecutivo o conceito três estrelas no Guia do Estudante (Editora Abril) no curso de Administração.

Além disto, o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, atualmente membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, vem, em nível nacional discutindo, em todas as esferas, a implantação das políticas públicas na educação e a transformação social do povo negro através do ensino superior.

Visite o site da Faculdade Zumbi dos Palmares

* PROGRAMA TELEVISIVO NEGROS EM FOCO - CANAL 14 UHF - RBI / CANAL 9 NET - TV ABERTA
No ar desde 2003, é um dos únicos no Brasil que conta com apresentadores e diretores negros à frente. A atração tem formato inédito, é apresentada por jornalistas afro-brasileiros, e discute temas que interessam o negro brasileiro como o preconceito racial, saúde da população negra, mercado de trabalho, política e educação.

As entrevistas são feitas com pessoas negras e não negras que contribuem para ascensão do negro na sociedade. Em 2009 a Nestlé do Brasil patrocinou um estúdio dentro das instalações da faculdade Zumbi dos Palmares de onde o programa é gravado atualmente.

Conheça mais sobre esse projeto.

* REVISTA AFIRMATIVA PLURAL
A Afirmativa Plural é uma das poucas revistas no país a discutir o universo afro-brasileiro em toda sua diversidade. É uma publicação bimestral com abordagem nos principais temas de interesse da comunidade afro-brasileira.

A cada edição, a revista aborda com profundidade um grande tema para análise e reflexão da sociedade brasileira. É um fórum onde personalidades de todos os matizes políticos, raciais, sociais e religiosos discutem a integração e o desenvolvimento do negro na sociedade brasileira. Destaca-se, ainda, que a revista é um veículo de divulgação da força, da criatividade, dos valores e das aspirações do negro brasileiro, expressando e debatendo assuntos que dizem respeito a toda sociedade.

Conheça mais sobre a Revista Afirmativa.

* TV ZUMBI
É uma televisão feita para internet que segue o mesmo foco das demais mídias produzidas pela ONG. A TV fica 24 horas no ar via web.

Este projeto busca dar visibilidade às realizações da faculdade, alunos e corpo docente. Sendo um espaço de integração e diversidade. Em sua inauguração, com transmissão ao vivo, contou com apresentações do Negros Dançar, grupo de samba rock formado pelos alunos da Zumbi dos Palmares, Batuca Zumbi, grupo de percussão, e mostra de acessórios e roupas inspiradas na cultura africana confeccionadas pela artista plástica e artesã Marisa Moura.

Conheça mais sobre a TV Zumbi.

* MEDALHA DO MÉRITO CÍVICO AFRO-BRASILEIRO
A medalha tem como finalidade agraciar pessoas físicas e/ou jurídicas que tenham contribuído direta ou indiretamente com os valores do respeito à diferença, tolerância e igualdade de oportunidades, contribuindo para a elevação moral, social e inserção sócioeconômica, cultural e educacional dos negros paulistas e brasileiros.

A entrega sempre é feita por uma comissão especial formada pelos comendadores grã cruzes, o mais elevado grau aos novos condecorados. A entrega da condecoração faz parte das comemorações do 21 de março, Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial, e 13 de Maio, Dia da Abolição da Escravatura.

Conheça mais sobre a Medalha do Mérito Cívico Afro-Brasileiro


* TROFÉU RAÇA NEGRA
Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, personalidades e autoridades negras e não negras, nacionais e internacionais, são premiadas por exaltar, enaltecer e divulgar o valor das iniciativas, ações, gestos, posturas, atitudes, trajetórias e realizações que tenham contribuído para aprofundamento e ampliação da valorização da raça negra.

Trata-se de um reconhecimento justo e oportuno aqueles que têm contribuído constantemente pela luta em favor da igualdade racial. A iniciativa do Troféu Raça Negra é reconhecida internacionalmente e já faz parte do calendário da cidade de São Paulo. Além disso, o evento é consolidado como o “Oscar” da comunidade negra, tendo em vista que é o maior evento da negritude no Brasil. Uma homenagem à raça do negro brasileiro.

Conheça mais sobre a história do Troféu Raça Negra.

Find the latest bookmaker offers available across all uk gambling sites - Bets.Zone - UK Gambling Websites Use our complete list of trusted and reputable operators to see at a glance the best casino, poker, sport and bingo bonuses available online.