Troféu Raça Negra homenageia Martinho da Vila

martinho homenagemO Troféu Raça Negra 2015 homenageia neste ano um dos maiores ídolos da música popular brasileira: Martinho da Vila. A entrega do premio acontecerá dia 15 de novembro, na Sala São Paulo. O “Oscar” da comunidade negra, que já faz parte do calendário de eventos da cidade de São Paulo, mantém a tradição ao reunir artistas e personalidades na Sala São Paulo.  A expectativa é grande, mas há uma certeza: como nos anos anteriores será um momento único de glamour e reconhecimento  às pessoas que participam da criação de uma sociedade mais justa e diversa, com a inclusão do negro brasileiro na sociedade.

É difícil conhecer um brasileiro, sobretudo um carioca, que não conheça os sambas de Martinho da Vila, cantor e compositor de clássicos do gênero como “Casa de Bamba”, “Mulheres”, "O Pequeno Burguês", "Quem é Do Mar Não Enjoa", “Kizomba: A Festa da Raça”, entre outras dezenas de obras-primas. Suas composições estão na boca do povo e no repertório de importantes nomes como Alcione, Zeca Pagodinho e Simone, seus maiores intérpretes entre os muitos que já o gravaram. Com uma trajetória de muitos sucessos em mais de 45 anos de carreira, Martinho é um dos artistas mais respeitados do cenário musical brasileiro.

Mas o que nem todos sabem, entretanto, é que o genial sambista do bairro de Vila Isabel, também tem uma forte veia literária e acumula 13 obras publicadas entre 1986 e 2014. É justamente por conta de seu talento para escrita em prosa desenvolvido ao longo de quase 30 anos que, no próximo dia 09 de dezembro, o escritor Martinho da Vila toma posse da cadeira de número 06 na Academia Carioca de Letras, importante entidade literária do Rio de Janeiro.

Aos 75 anos de idade, Martinho, que é negro e filho de lavradores, ocupará a cadeira do patrono Evaristo da Veiga, sucedendo ao acadêmico Fernando Segismundo. A cerimônia acontece às 17h30 na Sala Pedro Calmon, na sede do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), na Glória, Rio de Janeiro.

Transitando entre estilos como romance, autobiografia, literatura infantil, literatura musical e ficção, em seus 13 livros Martinho aborda temas como a política, o amor, suas lembranças de vida, a cultura popular brasileira e a importância da língua portuguesa na criação das identidades nacionais dos países lusófonos, entre outros. Tudo isso sem deixar faltar, é claro, a música, o samba e o carnaval, quase sempre presentes em suas histórias, seja como temas próprios do livro, seja através de seus personagens e enredos.

Find the latest bookmaker offers available across all uk gambling sites - Bets.Zone - UK Gambling Websites Use our complete list of trusted and reputable operators to see at a glance the best casino, poker, sport and bingo bonuses available online.